Carregando...

Comunidade Vida Nova

Conheça a nossa história!

Igreja Vida Nova

Quem somos

1.    A Vida Nova

É uma Igreja Cristã – A Comunidade Evangélica Vida Nova faz parte da Igreja Universal de Cristo, e como tal é Igreja histórica, pois baseia-se unicamente nos ensinos de Jesus Cristo e dos seus Apóstolos.

Sua organização aconteceu mediante uma ramificação da Igreja Presbiteriana do Brasil, embora totalmente independente desta. Está amparada pela Constituição Federal do Brasil e de acordo com o Novo Código Civil e, devidamente reconhecida como “pessoa jurídica” pela Delegacia da Receita Federal.

É uma Igreja que aceita e celebra os Sacramentos instituídos por Jesus, Senhor da Igreja: O Batismo e a Comunhão (Santa Ceia).

É, sem dúvida nenhuma, herdeira da grande Reforma do século XVI, ocorrida na Europa a qual nos leva a ter um grande amor pela liberdade, zelo pela verdade e fiel apego à Palavra de Deus – “Bíblia”.

2.    A Vida Nova

Crê na existência de um só Deus que subsiste em três pessoas: o Pai; o Filho; e, o Espírito Santo, iguais em poder, amor e santidade, razão por que só a ELE deve ser prestado o CULTO e ADORAÇÃO.

3.    A Vida Nova

Aceita o Credo Apostólico, como súmula de sua expressão de fé: “Creio em Deus Pai, todo poderoso, Criador do céu e da terra, creio em Jesus Cristo, seu único Filho, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao hades; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao céu; está sentado à mão direita de Deus Pai Todo Poderoso, onde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa Igreja Universal; na Comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na Ressurreição do corpo; na Vida Eterna. AMÈM”.

4.    A Vida Nova

Aceita a Bíblia (Escrituras Sagradas do Velho e do Novo Testamento) como Palavra de Deus e a única regra de fé e prática dada por Ele à sua Igreja, e, considera falsas e perigosas todas as doutrinas e cerimônias contrárias a essa Palavra, bem como todos os usos e costumes acrescentados à simples lei do Evangelho de Jesus Cristo.

5.    A Vida Nova

Reconhece o direito que seus membros têm de ler e conhecer a respeito de outras religiões ou filosofias, pois confia na Supremacia da Revelação de Deus por meio das Sagradas Escrituras, através da ação iluminadora do Espírito Santo.

6.    A Vida Nova

Coopera com as demais Igrejas Evangélicas em divulgar a Palavra de Deus pois, nela o homem, iluminado pelo Espírito Santo, pode encontrar o seu Salvador Pessoal – Jesus Cristo.

Coopera, também, com entidades sociais e pessoas que, em obediência a Deus, amam ao próximo e procuram dar-lhe assistência, praticando toda boa obra para um mundo melhor.

 

7.    A Vida Nova

Proclama que Jesus Cristo é o Único Salvador de todo aquele que nEle crê e, que somente pela fé o pecador recebe a salvação da sua alma. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16 RA). E, ainda, “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”

Proclama que Jesus Cristo é o Cabeça da Igreja e também a Pedra sobre a qual a Igreja é edificada. Portanto, ela não pode levantar barreiras entre Deus e o seu povo, Seu povo lhe pertence, sem necessidade de nenhum intermediário além de Jesus Cristo, conforme atesta as Escrituras Sagradas: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4:12 RA)

Conforme afirma o Apóstolo Paulo: “Justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” (Romanos 3:22-23 RA)

Proclama que a salvação é alcançada tão somente pela Graça Redentora de Deus, que tomou a iniciativa da busca e reconciliação do homem pecador. Por isso, convida a todos para conhecerem o Plano de Deus para a Salvação, visitando e participando dos cultos e das Escolas Dominicais nos seus Templos, para adorar a Deus e também conhecer a Sua Vontade, pelo estudo das Escrituras Sagradas.

Proclama, ainda, o convite de Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu julgo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu julgo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30 RA); “Declarou-lhe, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” (João 6:35, 37 RA)

imagem da seção quem somos

Resumo histórico

resumo histórico DA IGREJA:

Vou procurar fazer um relato da trajetória de Deus em minha vida e ministério pastoral que resultou no nascimento da Comunidade Evangélica Vida Nova:

Creio que a Comunidade Evangélica Vida Nova estava no coração de Deus, quando providenciou a nossa participação no XVII Congresso da FIEL, realizado no período de 07 a 11/OUT/2002 em Águas de Lindóia - SP. Lá estávamos, eu e a minha esposa, Pra. Santana Nunes da Silva, juntamente com o Pr. Alecil Amaro dos Santos e sua esposa, Joseli Pereira dos Santos.

Motivado pelo toque do Senhor, através das palestras, foi acontecendo uma sensível mudança no meu ministério pastoral através de mensagens arrependimento, necessidade de vida de santidade e busca de uma dependência e relacionamento maior do Senhor. Isso me custou caro, mesmo com a aprovação da maioria dos membros da Igreja Presbiteriana de Travessão de Campos, onde liderava desde MAR/1984 e, da minha família - esposa, filhas, genros e netos.

Em MAR/2024 recebi uma “Palavra Especial do Senhor” para me manter firme na nova proposta de ministério e de mensagens. Disse-me, mais o Senhor, que eu deveria entregar o pastorado da Igreja e fosse pastorear um rebanho que o Senhor mesmo já havia providenciado.

Por duas vezes relutei e desobedeci, até que pela terceira vez o Senhor me falou, no dia 27/MAI/2004 e, ao tentar desobedece-lo novamente, Deus me levou a uma crise de loucura e tormento tal que, quando me percebi, estava de joelhos e rosto no pó, me humilhando e pedindo perdão ao Senhor. Estava rendido!

Então, me sobreveio uma paz e gozo indizível, concedendo-me força e coragem para decidir fazer exatamente o que Ele estava me pedindo, isto é:

(a) entregar o pastorado da Igreja Presbiteriana, conforme citei acima;

(b) me desligar de qualquer vínculo denominacional com a Igreja Presbiteriana do Brasil;

(c) permanecer em Travessão de Campos para pastorear “um remanescente fiel”.

No dia 29/MAI/2004, sábado, presidi a última reunião do Conselho daquela Igreja, ainda na esperança de tudo voltar ao normal. Mas, em meio e reunião, o Senhor me mostrou claramente que o meu tempo de pastorado naquela Igreja havia terminado.

Após uma noite em claros, orando e jejuando, fui para a Escola Dominical na manhã do dia 30/MAI/2004, como se nada tivesse acontecido, esperando o mover de Deus. Ao término da EBD, como o Senhor havia dito, que colocaria em “minha boca” Sua Palavra para a Igreja, li o capítulo 23 do Evangelho de Mateus, de forma bem clara e pausada e, comecei a falar lembrando a Igreja do ministério ali desenvolvido ao longo dos vinte anos, das construções do templo e do Edifício de Educação Religiosa, dos trabalhos realizados, do grande apoio dos jovens e adolescentes, do crescimento financeiro e da membresia, das lutas e das grandes vitórias alcançadas juntos (pastor e igreja), até aquele momento.

Foi, então, que declarei publicamente que, em obediência ao Senhor, estava abrindo mão dos meus trinta e cinco anos de Presbiterianismo, dos dezoito anos como Pastor Presbiteriano, de todos os cargos na IPB (Presbitério, Sínodo, Supremo Concílio e Junta Patrimonial) e que estava cortando todo e qualquer vínculo ou compromisso denominacional e humano para servir ao Senhor Jesus somente. Disse, ainda, que aguardaria do Senhor o local para celebrar a Ele na noite daquele dia um “Grande Culto” pois, até aquele momento o Senhor não me havia revelado. Saindo pelo corredor central da Igreja e, estando já do outro lado do portão, como me disse o Senhor, vi toda Igreja chorando atrás de mim. Fui embora.

À tarde, soube que vários irmãos estavam me procurando para saber o local do culto. Foi aí que, soube, também, da oferta do casal Célio de Almeida Ribeiro e Elza Manhães Tavares Ribeiro de um imóvel de propriedade da família, onde funcionou um Mini-Mercado. Chegando lá, encontrei vários irmãos e até não-crentes lavando e preparando o referido local, tal como o Senhor havia falado.

Assim, na presença de 98 pessoas e, com cadeiras, instrumentos e som emprestados, celebramos com júbilo e alegria indizível, os maravilhosos feitos do Senhor e dávamos início à Novel Igreja do Senhor Jesus.

No domingo seguinte, contabilizávamos o início da Família Vida Nova com: 01 Pastor, 01 Evangelista, 06 Conselheiros, 01 Tesoureira, 06 Diáconos e um total de 63 membros comungantes, 18 congregados e 01 Estatuto elaborado e aprovado para o devido registro nos órgãos competentes.

Quero destacar que em meio a toda essa turbulência e transição, um grande contingente de irmãos intercedia por nós, pelo nosso ministério e pela minha família. Minha esposa, várias vezes solicitou o socorro à equipe de intercessão do Ministério Diante do Trono, falando por telefone com a Pra. Ezenete que orava e dirigia uma palavra de ânimo e conforto, algumas vezes atendendo e falando pelo celular estando no trânsito, indo para o sítio. Esse carinho e desprendimento marcou muito em nossas vidas. Cremos que o Senhor a usou poderosamente para nos ajudar naquele momento de intensas lutas.

Hoje, vinte anos depois, a Família Vida Nova cresceu, se fazendo presente em: Travessão (Matriz), Guarus, Nova Brasília em Campos dos Goytacazes e Itaporanga, Santana de Mangueira e Capim Grosso dos Gobel na Paraíba.

A Deus, toda Honra e toda Glória! Somente a Ele tributo as vitórias e todas as conquistas durante a nossa jornada até aqui!

Pr. Jonas Carvalho da Silva

Conheça nosso projeto

A Comunidade Evangélica Vida Nova é uma organização religiosa, sem fins lucrativos, constituída por crentes em Nosso Senhor Jesus Cristo e tem por finalidade prestar culto a Deus, pregar o Evangelho, batizar os conversos em nome da Trindade Divina, promover a paz e entendimento entre os filiados, e, ainda, promover atividades de caráter educacional, cultural, recreativo, social e beneficente, dentro das possibilidades da instituição e da fraternidade cristã. A Comunidade Evangélica Vida Nova é regida pela Bíblia Sagrada e por seus Estatutos.

Projeto da Igreja Vida Nova.

Conheça nosso conselho!

Pr. Jonas Carvalho da Silva - Presidente Pr. Marcos Silva de Almeida - Vice-Presidente Pra. Santana Nunes da Silva - Secretária Ev. Emildo Wagner Barroso de Azeredo - Tesoureiro Pr. Gustavo Cordeiro Barreto Jolvane Souza Silva Izaías da Silva Mota Edson Souza Valadares Gusmão

Cremos e confessamos

Matriz Aliqu diam amet diam et eos. Clita erat ipsum et lorem sed stet lorem sit clita duo justo erat amet. Aliqu diam amet diam et eos. Clita erat ipsum et lorem sed stet lorem sit clita duo justo erat amet. Aliqu diam amet diam et eos. Clita erat ipsum et lorem sed stet lorem sit clita duo justo erat amet. Aliqu diam amet diam et eos. Clita erat ipsum et lorem sed stet lorem sit clita duo justo erat amet. Aliqu diam amet diam et eos. Clita erat ipsum et lorem sed stet lorem sit clita duo justo erat amet. Aliqu diam amet diam et eos. Clita erat ipsum et lorem sed stet lorem sit clita duo justo erat amet. Aliqu diam amet diam et eos.

Missão e visão

Matriz Aliqu diam amet diam et eos. Clita erat ipsum et lorem sed stet lorem sit clita duo justo erat amet. Aliqu diam amet diam et eos. Clita erat ipsum et lorem sed stet lorem sit clita duo justo erat amet. Aliqu diam amet diam et eos. Clita erat ipsum et lorem sed stet lorem sit clita duo justo erat amet. Aliqu diam amet diam et eos. Clita erat ipsum et lorem sed stet lorem sit clita duo justo erat amet. Aliqu diam amet diam et eos. Clita erat ipsum et lorem sed stet lorem sit clita duo justo erat amet. Aliqu diam amet diam et eos. Clita erat ipsum et lorem sed stet lorem sit clita duo justo erat amet. Aliqu diam amet diam et eos.